A segunda edição do programa Mulheres Empreendedoras, realizado na noite desta quarta-feira, dia 7, no auditório do parque, em Capivari de Baixo, e idealizado pela Diamante Energia, agora conta com a parceria da prefeitura de Tubarão, além da prefeitura de Capivari, que já participou em 2024, e dos colaboradores que apoiaram a iniciativa: Polícia Civil, Parque Diamante +Energia e Senac.
O programa tem como objetivo incentivar o empoderamento das mulheres cadastradas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de cada município, e que passam por situações de vulnerabilidade social, e através dos cursos profissionalizantes contribuir para a geração de renda em seus lares.
A nova turma terá 30 alunas e as aulas já iniciam na próxima semana. Os cursos oferecidos são: técnica de maquiagem, cuidadora de idoso e panificação.
As participantes serão selecionadas pelos órgãos parceiros por meio de edital. Além da capacitação, cada uma terá acesso a vale-transporte, material completo para os cursos, um kit inicial para que possam começar a atuar no mercado de trabalho após a formatura e o certificado de conclusão.
De acordo com a responsável pelo programa e analista de Responsabilidade Social e Governança da Diamante, Beatriz Joaquim Ribeiro, a iniciativa segue impulsionando o empreendedorismo e o empoderamento femininos, reforçando o compromisso da Diamante Energia com o desenvolvimento social e o impacto positivo na comunidade. “É uma alegria dar início à segunda edição desse programa transformador, que agora conta com a parceira da prefeitura de Tubarão”, salienta.
A secretária de Assistência Social, Mulher e Família, Heloísa Cabral, que esteve no evento, juntamente ao prefeito Estêner Soratto, a primeira-dama Graziele de Souza Soratto e a equipe do Creas, manifestou seu agradecimento. “Estamos muito felizes com essa parceria com a Diamante Energia, oferecendo uma oportunidade a essas mulheres assistidas pelo Creas a terem uma profissão e o seu protagonismo na sociedade”, ressalta.
Segundo o Diretor Administrativo-Financeiro da Diamante Energia, Luiz Ricardo de Oliveira Beatrice, a ampliação do programa reafirma o compromisso da empresa com a responsabilidade social: “Ano passado iniciamos com 20 mulheres sendo atendidas e, agora, em 2025, já passamos para 30. É um passo relevante na geração de impacto positivo para a sociedade que nos acolhe tão bem. Mais do que isso, é um ato de respeito a essas mulheres que enfrentam, muitas vezes, adversidades em suas vidas”, destacou.
A Secretária de Desenvolvimento Social de Capivari de Baixo, Thayse Izidro, também celebrou a continuidade do projeto: “Estamos muito felizes em ver essa parceria crescer e transformar vidas. Capacitar mulheres para o empreendedorismo e para o mercado de trabalho é investir no futuro das famílias e no desenvolvimento da nossa cidade. A prefeitura de Capivari de Baixo continuará apoiando iniciativas como essa, que promovem a autonomia e fortalecem nossa comunidade”, afirmou a secretária.